terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O poeta também sonha


Algumas tantas vezes, quero subir em montanhas de palavras e me derramar lá de cima, deslizando entre elas, preferindo-as, ignorando-as, usando-as, descartando-as, catando um belo par de sinônimos para, só então, encará-las e dizer a uma: "és a escolhida" e a outra: " não serves mais".
Não sei ao certo e nem quero rotular, mas acredito que todo poeta deseja mergulhar num mar de palavras , com exceção daqueles que já trazem consigo um oceano cheio delas.
Acho que é isso que fizemos ao "versiarmos": escolhas. Quando já está bom o suficiente pra ser o fim, quais as substitutas palavras, qual sequência, rimas. Não pense que poetizar não dói, rasga fundo a alma do poeta. Não é um delírio que sai, e caí assim, "de mão beijada"... Pede empenho, pede esforço, pede engenhosidade. Tudo isso cabe na mão beijada - por Deus! - de um poeta. Quantas letras já perdi por falta disto ou daquilo. Quantos outros poemas prematuros nasceram e não sobreviveram. Todos rascunhos... de papel, de memória...
Mas, as vezes, esse mesmo poeta quer deixar de lado a poesia, não por medo, nem vergonha, nem cansaço; e quando consegue quer falar assim, não quer calar o sim à verdadeira verdade.
Há tempos eu, a poeta que vos fala e agora assumo que sou, quer deixar por um momento de fazer rimas em versos contados. Hoje quero contar apenas o reVERSO do que sou.
Finjo não querer amar, não querer casar, tão pouco ser mãe.
Digo ser lindo aos que desejam e logo me defendo: "isso não é pra mim!"...
Sabem, faço isso por medo de que uma vez mais o "destino" falhe e não fale comigo.
Medo de esperar em vão...
De construir um lugar aqui na minha mente, que não possa sair dela pra se visitar frequentemente...
De contar - e cantar e cantar e cantar - aos quatro cantos do mundo o que espero e não ouvir nem aplausos, só um eco desafinado. Amor... or or or... dor...
Esse medo tem me feito e desfeito falar coisas que não são minhas, não nasceram deste coração - poético - e romantico de leonina. Não merecem ser ditas, muito menos como sentenças.
E sabem o que me fez falar disto? Estar em um dos lugares que mais me emociona: rodoviárias. Gente que parte, reparte-se em sentimentos; gente que fica, medita em silêncios de ausência.
Observei uma mãe se despendindo de um filho e pensei: "como posso sequer imaginar a idéia insana de me privar deste sentimento maternal?".
Então, não vou levar meu filho na escola? (nem ser sua professora, pra seu inferno astral)
Nem vou jogar bola com meu "guri" no quintal?
Não vou cobrar, chorar, brigar, aninhar e contar histórias?
Não vou morrer de medo de perdê-lo em qualquer gripe boba?
Não vou morrer de ciúmes quando alguma menina ligar pedindo pra falar com o Gui!!!?
Não vou poder ficar sem dormir esperando-o voltar da balada? (ai dele se for só nerd)
Não vou cortar mesada, falar de camisinha e de gravidez? uma vez ou três...
Não vou torrar meu salário com aquele tênis novo, aquele boné da hora... aquele sonho de agora?
Não vou ganhar meus cartões de Dia das Mães? bem coloridos
Não ouvir essa palavra que deve soar como música aos ouvidos de quem sabe o que é ser... mãeeeeee!!

Filho, quando sua mãe deixar de ser, apenas, uma pequena poeta, subirá em montanhas pra te encontrar, mergulhará em qualquer mar pra te salvar... Irá contra o destino pra te merecer.

Quero tudo e muitas coisas, sou poeta de raiz fincada no chão, mas os poetas por mais desvairados que sejam, sonham e vivem neste mesmo raio irreal de amor.

*****

Obs: (caso alguém queira saber)

1) Tenho pavor da vida de parideira;
2) Creio que tudo tem seu tempo. Estou a espera do meu, faz tempo;
3) Não quero criar um filho sozinha, quero uma família... e mais uma vez ele - o tempo - diz: "eu mudo tudo, inclusive sua idéia";
4) Embora não tenha ficado evidente, quero amar e ser amada também;
5) Deus, não me mande uma menina... não sei lidar com elas. (Deus deve estar rindo lá em seu trono, irônico... E por acaso com homens tu sabes lidar troiana22?
6) Vai ser Guilherme. (se o tempo deixar);
7) Estou esperando seu pai Gui... (acho que essa fala vai ser repetida em muitos e muitos momentos de nossa felicidade familiar)

***

Um mais que abraço pra minha guia musical, Sah... te amo girl...
Caso não tenha meu filho vou te adotar...

***

sem mais..

by trOiAnA22

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Penso que ter filhos seja o ingresso definitivo para o majestoso circo da vida, depois que você paga, não tem volta e você tem que encarar com muita coragem toda a emoção que ele lhe trará.

    Tratasse de uma dosagem extraforte de sentimentos lancinates até o fim da vida.

    Prefiro evitar sentimento lancinates no momento. Principalmente os extrafortes, ando muito fragilizado, torno-me covarde e me escondo e me fecho de todo a qualquer sentimento.

    Estou com medo pois estou endurecendo aos poucos.

    Comento-me, pois procuro não comentar a arte alheia, porque, como artista, mesmo que apenas de mim para mim, sei o valor que a minha arte carrega. Especilamente por não ser ela por si, mas por ser eu (in)decifra(do/vel) e distribuído e indomável. Mas posso dizer que você é o que diz ser, sem sobra de dúvida. Única.

    Abraço fraterno.

    Didh

    "Quero tudo e muitas coisas, sou poeta de raiz fincada no chão, mas os poetas por mais desvairados que sejam, sonham e vivem neste mesmo raio irreal de amor."

    Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Minha música pra você: Thinking of You - Katty Perry

    ResponderExcluir
  4. Menina, que coisa mais linda! Me emocionei lendo isso. Vc é fantástica. Ainda vais encontrar seu grande amor e terás seu Gui!
    Um dos meus sonhos é ser mãe, tenho medo, medo de cometer alguns erros e não ser a mãe que ele sonhou. Ele sim, quero menino tbém. Se chamará Nícolas. Mas enquanto não o tenho, vou continuar a sonhar.

    Beijão menina encantadora.

    ResponderExcluir
  5. Lindo! me arrepiei toda lendo...e se ele tiver esse apelido eu vou amar hahaha :P (que egoísta)

    Até que enfim se assumiste poeta heim cabrita, tava na hora de aceitar o que sempre esteve contigo.

    beijo, minha pequena!

    ResponderExcluir
  6. aceitei?!?!?! eeeeeeee

    Lindo!!!! nem preciso comentar! pq tb, se não tiver filhos sera madrinha dos meus uauahuahuah q te tomaram um bom tempo!!!!!

    bju te amo!

    ResponderExcluir
  7. Verdade flor!

    Saudades de vc.

    Beijão gatona.

    ResponderExcluir
  8. Como ANSIM? kkkk

    era do sexo feminino a criatura? ou era macho?? minha santa saracalita!!! quem serááá??????

    Pseh...as tuas começam hj já né..e as minhas na segunda ^^

    beijo, minha pequena!!! bom retorno \o

    amo-lha-eia-la!

    ResponderExcluir

Abertamente falarás, abertamente o ouvirei